CLIMATOLOGIA


Para responder a seguinte questão você pode se basear nos estudos sobre “Os múltiplos fatores climáticos”.

A radiação solar é um fator natural fundamental ao clima e à vida na Terra. Do total de radiação que atinge o topo da atmosfera apenas uma fração atinge a superfície terrestre, devido à reflexão e à absorção dos raios solares pelos gases da atmosfera. Essa fração que atinge o solo é constituída por radiação direta e por radiação difusa.

Pôr-do-Sol em Ouro Preto-MG.

 

Fonte: imagem de Alves, 2008.

 

Com base em nossos estudos sobre radiação veja quais das alternativas abaixo estão corretas:

I)          A estrutura do ambiente influencia diretamente na quantidade de radiação que chega à superfície terrestre. Assim a sucessão de dias e noites, as estações do ano, os períodos chuvosos e a passagem de nuvens podem reduzir ou aumentar a absorção de radiação.

II)         A parte mais maléfica da radiação solar é constituída pelos raios ultravioletas, que causam, invariavelmente, prejuízos incalculáveis à vida na Terra, não só aos animais, mas também às plantas. A radiação UV não oferece nenhum benefício aos seres vivos.

III)        Cada corpo possui um albedo específico. Albedo é a quantidade de energia refletida por uma superfície. Pode-se afirmar que quanto mais clara for a superfície, maior será o albedo, enquanto se a superfície for escura, a absorção será maior e, portanto, o albedo menor.

IV)       As mudanças no uso no solo eventualmente alteram o fluxo de calor dos lugares, o que, consequentemente, muda os microclimas. Assim, a construção de casas e prédios e a pavimentação das ruas, ao substituírem a vegetação, aumentam o albedo dos lugares.

V)        O calor é emitido pelo Sol por ondas curtas e retorna para a atmosfera em ondas longas. Isso se explica pela Lei de Wien, que afirma que o comprimento de onda é inversamente proporcional à temperatura do corpo emissor. O Sol emite mais calor do que a Terra.

 

Estão corretas as alternativas:


I, III, e V.


II, III e IV.


I, II e IV.


III, IV e V.


I, II, e III.

Para responder a seguinte questão você pode se basear nos estudos sobre “formação e dinâmica do sistema atmosférico terrestre”.

Depressões e ciclones são fenômenos atmosféricos caracterizados pela formação de zonas de baixa pressão atmosférica. Já os anticiclones são zonas de elevada pressão atmosférica. De acordo com nossos estudos sobre ciclones e anticiclones, analise as assertivas abaixo e julgue-as como verdadeiras e falsas:

(  ) Os ciclones extratropicais se desenvolvem em regiões chamadas zonas baroclínicas. Originam-se quase exclusivamente fora das zonas tropicais, a partir de massas polares, tendo um núcleo frio.

(  )  O tempo atmosférico quando sofre influência dos anticiclones se apresenta seco e sem nebulosidade, devido à descendência de grande massa de ar.

(  ) Anticiclones são o mesmo que ciclones. No entanto, essas duas nomenclaturas são aceitáveis, uma para o Hemisfério Sul e outra para o Hemisfério Norte.

(  ) O que diferencia os ciclones e os anticiclones é o tamanho que apresentam. Os ciclones são muito maiores do que os anticiclones, e por isso são acompanhados de tempo estável.

(  ) O anticiclone influencia de tal maneira o tempo atmosférico que é capaz de impedir o avanço de uma massa de ar frio, a qual poderia causar instabilidade no tempo e precipitações.    

A sequência que preenche corretamente as lacunas acima é:


FVVFV


VVFFV


VVFFF


FFVVF


VFFFV

Para responder a seguinte questão você pode se basear nos estudos sobre “formação e dinâmica do sistema atmosférico terrestre”. 

A luz branca do Sol é formada por ondas eletromagnéticas de vários comprimentos, chamadas de radiação. Dessas radiações, as azuis são as mais intensas. Com base nesse assunto, e na atuação da atmosfera no espalhamento radioativo, avalie as seguintes assertivas como verdadeiras e falsas:

(  ) Quando a luz solar atravessa a atmosfera, parte é absorvida, parte sofre espalhamento e parte incide diretamente sobre a superfície da Terra, sem alterações.

(  ) São comuns as queimaduras causadas por radiações ultravioletas, que são caracterizadas por ondas curtas que possuem capacidade de favorecer certas reações químicas.

(  ) Existe um mito de que a atmosfera protege a Terra. Porém, isso é verdade apenas no que se refere aos corpos rochosos extraterrestres, já que não desempenha nenhuma proteção em relação à radiação solar.

(  ) Os raios ultravioletas não podem atingir a superfície da Terra, graças à grande quantidade de partículas de poeira em suspensão, que interrompem sua trajetória em direção ao planeta.

(  ) As radiações ou ondas eletromagnéticas apresentam diferentes comprimentos de ondas, que podem refletir, refratar, difratar e propagar-se no espaço.

A sequência que preenche corretamente as lacunas acima é:


VVFFV


VFVFV


FVVFF


VVFFF


FVFFV

Para responder a seguinte questão você pode se basear nos estudos sobre “formação e dinâmica do sistema atmosférico terrestre”.

Há diversas fontes de ondas eletromagnéticas, com origem na Terra e no espaço. As ondas emitidas por rádio e televisão são exemplos de ondas eletromagnéticas propagadas normalmente na Terra. A luz do Sol também é formada por ondas eletromagnéticas, denominadas radiações. De acordo com esse assunto, leia, julgue e assinale a frase CORRETA:


Os raios ultravioletas são responsáveis pela proteção da Terra quanto à perda de calor, sendo fundamentais para o efeito estufa. 


Vimos o céu azul porque a camada de ozônio se encontra no topo da troposfera, camada da atmosfera que mais se aproxima da Terra.


A radiação solar é gerada pela contínua fusão nuclear do oxigênio na superfície solar, que explode em direção à Terra. 


As partículas de poeira e água dispersos pela atmosfera são responsáveis pela retenção de parte da radiação solar que se dirige à Terra.


A energia extraterrestre, que atinge a Terra no limite exterior da atmosfera, é invariável ao longo do tempo e espaço.  

Para responder a seguinte questão você pode se basear nos estudos sobre “formação e dinâmica do sistema atmosférico terrestre”.

A energia solar recebida pela Terra é responsável pela circulação atmosférica. Como as regiões equatorial e tropical recebem maior incidência de radiação em relação às regiões temperadas e polares, tal diferença gera o transporte constante de energia. Com base nos conhecimentos sobre a dinâmica da atmosfera, pode-se afirmar:


As massas de ar possuem temperatura e umidade de acordo com a região de origem.


A circulação atmosférica é alterada pelo movimento de rotação, que dá origem às estações do ano.


A atmosfera absorve diretamente toda a energia solar que chega à Terra. 


No hemisfério sul, em um anticiclone, o vento gira no sentido horário, distanciando-se do seu centro.


No hemisfério sul um anticiclone indica “mau tempo”, enquanto o ciclone indica “tempo bom”.  

Para responder a seguinte questão você pode se basear nos estudos sobre “os fenômenos climáticos El Niño e La Niña”.

Segundo o que estudamos os fenômenos climáticos El Niño e La Niña são eventos naturais que ocorrem no Oceano Pacífico, alterando as temperaturas das águas superficiais. A respeito deste assunto leia as afirmativas a seguir, julgue-as e assinale aquela que estiver CORRETA.


Entre as consequências do fenômeno climático La Niña pode-se citar o aumento da evaporação próximo à Cordilheira andina, em consequência da redução da velocidade dos ventos alísios.


Em anos de El Niño a temperatura superficial de algumas partes do Pacífico chega a aumentar 15º C acima da média.


Os fenômenos climáticos El Niño e La Niña estão, comprovadamente, associados às mudanças na circulação geral das correntes marítimas.


Os fenômenos climáticos El Niño e La Niña representam uma alteração no sistema oceano-atmosfera no Pacífico tropical, o que tem como consequência alteração no tempo e clima de todo o planeta.


O fenômeno climático El Niño caracteriza-se pelo resfriamento das águas superficiais do Oceano Pacífico, resultando em aumento do regime de chuvas na costa peruana.

Para responder a seguinte questão você pode se basear nos estudos sobre “os fenômenos climáticos El Niño e La Niña”.

Vimos em nossos estudos que massas de ar e as correntes marítimas interagem com a atmosfera e influenciam o tempo e o clima. De acordo com seus conhecimentos sobre esses assuntos, analise as assertivas a seguir, julgando-as em corretas e incorretas:

(  ) As correntes oceânicas quentes se formam na zona intertropical do globo e são responsáveis pela transferência de calor para diferentes regiões do planeta.

(  ) As águas do Oceano Atlântico sofrem constantes alterações de temperatura, de acordo com o comportamento das correntes oceânicas, o que interfere nos climas de toda a América.

(  ) As anomalias climáticas decorrentes das mudanças na atuação das correntes oceânicas do Pacífico alteram o ritmo das atividades humanas.

(  ) Os eventos climáticos El Niño e La Niña estabelecem relação direta com o degelo do continente Antártico, que tem aumentado substancialmente nos últimos anos.

(  ) Por ser uma massa de ar continental a Massa Equatorial Continental brasileira não oferece relevância no que tange à manutenção da umidade em regiões brasileiras.

A sequência que preenche corretamente as lacunas acima é:


VFVFF


VVVFF


VFVFV


VFVVF


FFVFF

Para responder a seguinte questão você pode se basear nos estudos sobre “Os múltiplos fatores climáticos”.

Ao fazer a leitura do Capítulo “Os múltiplos fatores climáticos” revimos conceitos a respeito da dinâmica atmosférica. Vimos que o clima tem seus elementos e fatores e que cada constituinte presente na superfície terrestre influencia diretamente o tempo e o clima.

Com base nesse conteúdo, analise as alternativas a seguir e assinale aquela que estiver CORRETA:


A radiação solar, fonte energética que impulsiona todos os demais elementos climáticos é muito estudada pela ciência por sua acessibilidade para medição da radiação. A energia do Sol chega à superfície da Terra por convecção.


A temperatura, pressão e umidade são os denominados elementos do clima. Os elementos climáticos são estáticos. Eles são responsáveis pelas características apresentadas por cada tipo climático.


A radiação é um fenômeno exclusivo do Sol, ou seja, não há, para outros objetos ou corpos esta forma de transmissão de calor. Para estes ou o calor é transmitido por condução, ou o processo ocorre por meio da convecção.


A latitude, a altitude, a continentalidade, a vegetação e as atividades humanas influenciam diretamente nas características, distribuição e comportamento dos elementos do clima, que são a temperatura, pressão e umidade.


Há três maneiras diferentes de a energia ser propagada. A radiação ocorre quando há um meio sólido por meio do qual a energia possa se propagar.  Já a condução é forma de condução de calor onde não há necessidade de matéria.

Para responder a seguinte questão você pode se basear nos estudos sobre “Os múltiplos fatores climáticos”.

Vimos em nossos estudos que um dos fenômenos recorrentes da concentração de poluição na atmosfera é a inversão térmica. Esta ocorre especialmente no inverno e influencia na ocorrência de doenças respiratórias, agravamento de doenças cardíacas e irritação nos olhos. Observe a imagem e faça o que se pede a seguir.

 

 Leia as assertivas e assinale aquela que disserta sobre o que ocorre na inversão térmica:


Ocorre quando as camadas mais quentes, menos densas, formam correntes convectivas de ar, que estabelecem uma dinâmica atmosférica favorável à dispersão de poluentes.


Durante o fenômeno o manto de poluentes e o material particulado, comuns nas grandes cidades, se dissipam rapidamente.


Durante o fenômeno o ar quente junto à superfície da cidade não é capaz de subir, pois fica retido pelo ar frio que se encontra logo acima da primeira camada de ar da troposfera.


Ocorre durante os solstícios, quando as radiações solares aquecem a troposfera no sentido oposto, ou seja, das elevadas altitudes até o nível do mar.


Duas massas de ar de temperaturas diferentes, uma fria e outra quente, se encontram. Como o ar frio é mais denso, ele obriga o ar quente a se elevar, invertendo a lógica de temperatura.

Para responder a seguinte questão você pode se basear nos estudos sobre “as formações climáticas, do global ao local”.

O Brasil apresenta o predomínio de climas quentes devido, principalmente, à posição geográfica do seu território. Somente a porção Sul do Brasil apresenta um clima subtropical.

Leia as afirmativas sobre o clima subtropical, e avalie sua veracidade:

I. É caracterizado por chuvas bem distribuídas durante todo o ano.

II. Possui baixa amplitude térmica (diferença entre as máximas e mínimas temperaturas ao longo do ano)

III. Apresenta uma temperatura média anual de 20ºC.

IV. Apresenta duas estações bem definidas: uma seca e outra chuvosa.

São CORRETAS as afirmativas:


II e III.


I, II e IV.


I, II, III e IV.


II e IV.


I e III.

Páginas: 123456